18 de mar. de 2014

7º Ano - Criação de Background e Sprites

Em continuidade à tarefa de produção de animação, hoje veremos como preparar os backgrounds (planos de fundo) e sprites (personagens) para serem utilizados no Pivot.

Confira:

A) Background

As imagens para background podem estar nos formatos ".gif", ".bmp", ".jpg", ".gif" ou ".png". Sua única preocupação deve ser com o tamanho da imagem. Esse tamanho determinará o tamanho da sua animação. Sendo assim, procure imagens grandes, com, ao menos, 1000 pixels de largura.


Veja abaixo como identificar o tamanho da imagem na busca de imagens do Google.

O tamanho da imagem é mostrada no local circulado (largura x altura). Se a imagem que você escolheu não é grande o bastante, você pode procurar por outros tamanhos da mesma imagem clicando em "Pesquisa por Imagem"


B) Sprite

Para o sprite faz-se necessário um pouco mais de cuidado. Você precisará de uma imagem em formato ".bmp" de 24 bits, com o fundo totalmente branco (ou totalmente preto para personagens que possuem o branco como cor predominante).

Para retirar o fundo da imagem, você pode utilizar o Paint (e apagar o fundo com a borracha, ou selecionar o fundo e deletar), mas eu recomendo o uso do GIMP, PhotoShop, ou similar, que possuem um maior número de ferramentas para realização dessa tarefa. (Veja aqui uma vídeo-aula de como apagar o fundo da imagem utilizando o GIMP).
Um editor de imagem que eu gosto bastante é o PIXLR. Você pode escolher a opção Pixlr Editor para um editor semelhante ao Photoshop e ao GIMP.

Você também pode criar o seu próprio sprite, utilizando o Paint. O sprite abaixo, por exemplo, foi criado por mim usando a imagem de um cavaquinho que peguei na web e acrescentando olhos, braços e pernas com as ferramentas de desenho do Paint.


Para salvar como BMP adequadamente, você pode abrir a imagem no Paint e seguir os seguintes passos.

1) Clique no ícone azul (equivalente ao menu "Arquivo");
2) Arraste o cursor até a opção "Salvar Como", mas não clique, espere abrir o menu ao lado.
3) Clique na opção "Imagem BMP".
---------------------------
Acompanhe todas as etapas:
4. Criação de Background e Sprites (esta página).