25 de mar. de 2014

7º Ano - Produção de Animação no Pivot

Após ter baixado ou criado o background e os sprites, chegou a hora de realizar a animação propriamente dita. Para tanto, utilizaremos o software Pivot 3, disponível nos computadores do laboratório de informática. Neste tutorial estou utilizando as imagens de uma versão posterior, ligeiramente diferente, mas isso não criará nenhum grande problema. Você encontra a versão mais recente do software aqui.

Primeiramente, apague o stickfigure (homem palito), que aparece quando se abre o arquivo, clicando em DELETE.




Para inserir o plano de fundo da sua animação, clique em File > Load Background.



Na janela que se abre, procure a imagem que você escolheu como plano de fundo e clique em Abrir (ou dê duplo clique). Aparecerá uma nova janela perguntando se você deseja que sua animação fique do tamanho da imagem, clique em Yes (ou Sim).
ATENÇÃO: Versões anteriores do Pivot suportam apenas os formatos bmp e jpg.


Para inserir a imagem que você preparou como sprite, clique em Arquivo > Load Sprite (lembre-se de que sua imagem precisa ter o fundo completamente branco, ou completamente preto, e estar no formato BMP de 24 bits).

ATENÇÃO: Versões anteriores ao Pivot 3 não possuem esta opção.

Com o seu personagem inserido, é só movê-lo pela tela utilizando o PONTO AMARELO e girá-lo utilizando o PONTO VERMELHO. Para criar a animação você precisa mover um pouco o sprite e clicar em NEXT FRAME, e continuar repetindo a operação até que o sprite complete a ação desejada. Os frames criados aparecem na parte superior da tela, e você pode ver como ficou sua animação clicando em PLAY. Veja abaixo

É preciso ter especial atenção na hora de salvar sua animação. Você deve salvá-la DUAS VEZES e em formatos diferentes.
Para tanto, clique em File > Save Animation As. Na janela que se abre, escolha o local e nome do arquivo. Salve primeiramente no formato "*.piv", que é o formato próprio do Pivot.
Depois salve no formato "*.gif", ele salvará uma imagem para cada frame. 

====>> ATENÇÃO: Na versão que estou usando, 4.0, esse processo é um pouco diferente, para salvar um frame em cada imagem é preciso clicar em File > Export Animation As, e escolher a opção "Separete Images" na parte de baixo da janela.




São esses frames salvos separadamente que nós utilizaremos para finalizar nossa animação no Movie Maker.
Até a próxima postagem com a última etapa do projeto!

-------------------------------
Acompanhe todas as etapas:
5. Produção de Animação no Pivot (esta página).