1 de abr. de 2014

7º Ano - Finalização da Animação no Movie Maker

Olá! :)

Estamos chegando à reta final do nosso trabalho com animação, utilizando as ferramentas Pivot e Movie Maker.

Depois de ter salvado os frames da sua animação, chegou a hora de finalizá-lo utilizando um editor de vídeo. Aqui utilizaremos o MS Movie Maker, disponível nas máquinas do laboratório de informática.

Vamos ao passo-a-passo:


1. Inserindo os frames no Movie Maker.

Após abrir o programa,  certifique-se de que você está na aba "Página Inicial". Clique em Adicionar vídeos e fotos (imagem abaixo).


Na janela que se abre, vá até a pasta onde se encontram os seus frames. Selecione todos (clicando e arrastando o mouse ao redor deles; ou clicando no primeiro frame, pressionando a tecla SHIFT e, sem soltá-la, clicando no último frame. Depois clique em "Abrir".



2. Controlando a velocidade da animação.

Com os frames abertos no Movie Maker, você deve controlar a velocidade de cada frame. De um modo geral, a animação fica bem mais lenta no Movie Maker do que estava no Pivot, por isso, você provavelmente terá que modificar o tempo de exibição de cada frame para menos de 1 segundo.

Clique na aba "Editar", presente na guia "Ferramentas de Vídeo", selecione os frames que você deseja editar e clique na drop down "Duração". Você também pode digitar o valor que desejar dentro da caixa. Para valores abaixo de 1 segundo, digite o zero, a vírgula e o valor desejado (0,30, por exemplo, para meio segundo).



3. Inserindo efeitos de câmera e transição.

Na aba "Animação" existem opções para inserir efeitos de câmera e transição. Os efeitos de câmera (do lado direito, onde se lê "Panorâmica e zoom") são super legais para dar a uma imagem estática a ideia de movimento (como uma câmera que se desloca enquanto filma uma paisagem). As transições são utilizadas para inserir efeitos entre um frame e outro. São bem-vindas quando você precisa realizar uma mudança de cena (Lembre-se de selecionar os frames antes de tentar inserir os efeitos).



4. Inserindo Título, Legendas e Créditos.

Na aba "Página Inicial" você encontra as opções para inserir um Título, Créditos e Legendas ao seu vídeo. Ao clicar em Título, o Movie Maker criará, automaticamente, um novo frame no início do vídeo, com local para você digitar o título. Ao clicar em Créditos, o Movie Maker criará, automaticamente, um novo frame no final do vídeo, também com local para que você digite os créditos. Já para inserção de legenda, você precisa escolher previamente em qual frame deseja colocá-la (selecionando o frame no lado direito da janela), e só depois clicar em "Legenda". Também aparecerá uma caixa de texto para que você possa digitar.


Os textos aparecem do lado direito da tela, abaixo dos frames.

Você pode editar os textos, selecionando fonte, cor, tamanho e efeitos. Basta clicar na aba "Formato", que pertence à guia "Ferramentas de Texto" (essa guia só se abre depois que você insere algum texto).
Abaixo você vê dentro do quadro vermelho as ferramentas para editar o texto; e dentro do oval vermelho as opções de efeito.



5. Inserindo trilha sonora e/ou áudios gravados.

Na aba "Página Inicial", clique em "Adicionar um música" (existe a opção de adicionar um música a todo o vídeo ou de adicionar uma música em um momento específico do vídeo - para isso, o frame onde a música vai começar deve estar selecionado).
Na janela que se abrirá, é só procurar pela música que deseja inserir, selecioná-la e clicar em abrir.


Na aba "Opções", dentro da guia "Ferramentas de Música" (esta guia só se abre quando você insere alguma música ou áudio), você pode:
- Controlar o Volume da música.
- Adicionar "Fade In" e "Fade Out" (aqueles efeitos de aumentar ou reduzir o volume da música progressivamente).
- Definir o ponto inicial e final da música: assim você pode escolher colocar apenas o refrão, ou uma parte instrumental de uma música, por exemplo.

A música aparece do lado direito da tela, acima dos frames.

Você não precisa colocar apenas música no seu vídeo. Pode também colocar outros arquivos de áudio, como uma narração, por exemplo. Mas é importante saber que, no Movie Maker, você não consegue sobrepor um arquivo de áudio ao outro, ou seja, colocar uma trilha sonora e, ao mesmo tempo, uma narração. Para conseguir esse efeito você deve primeiramente inserir a trilha sonora, salvar o seu projeto como filme (veja mais sobre isso no item abaixo), abrir esse filme novamente no Movie Maker, e só então incluir a narração.

6. Salvando o vídeo.

Existem duas formas básicas de salvar um filme no Movie Maker.

A primeira é salvá-lo como um Projeto, na opção "Salvar Projeto". Com esta opção, você salva o filme como um arquivo do Movie Maker (*.wlmp). Ela é importante durante a execução do projeto. Você deve salvar o seu arquivo dessa forma para que possa continuar de onde parou em uma outra ocasião.

A segunda é salvá-lo em formato de vídeo, na opção "Salvar Filme". Com esta opção, você salva o filme, por padrão, no formato "*.wmv", que é o formato de vídeo do Windows, e pode ser lido pelo Media Player, por exemplo.

Veja abaixo onde estão esses comandos, clicando na guia azul (correspondente a "Arquivo").

Para o nosso projeto, não há a necessidade de salvar o vídeo em Alta Definição. Você pode escolher o opção "Definição padrão". Na janela que se abrirá, é só escolher o local onde você vai salvar o seu filme e clicar em "Salvar".

Bom... agora é com vocês!

-------------------------------
Acompanhe todas as etapas:
6. Finalização da Animação no Movie Maker (esta página).