19 de set. de 2011

Roma Antiga - origens (1o ano)


Estátua etrusca de bronze representando a loba amentando os gêmeos Rômulo e Remo (supostos fundadores de Roma). As imagens dos gêmeos foram acrescidas durante o Renascimento.

Roma Antiga (origens)
A civilização romana resultou da fusão de vários povos e culturas. Os latinos, dos quais os romanos são descendentes, são étnica e culturalmente aparentados aos gregos: possuem língua, deuses e costumes de origem comum.
Os romanos fixaram a data de fundação da sua cidade no ano de 753 a. C. Escavações arqueológicas confirmam que por volta do século VIII a. C. já havia uma aldeia de pastores e agricultores no local. Essa aldeia e outras vizinhas acabaram sendo conquistadas e dominadas pelos etruscos, um povo provavelmente de origem asiática que desenvolveu uma brilhante civilização no norte da Península Itálica. Foi com a dominação etrusca que Roma deixou de ser uma simples aldeia e se tornou uma verdadeira cidade.
Roma se constituiu, primeiramente, como monarquia. O rei era escolhido por uma assembleia de cidadãos e tinha funções políticas, militares e religiosas.
As famílias ricas iam dominando grande parte das propriedades e ocupando as funções mais importantes do governo. Seus membros eram os patrícios, descendentes dos chefes das famílias fundadoras da cidade. Os demais eram considerados plebeus e eram pequenos proprietários, comerciantes ou artesãos; não tinham participação política.
A partir de 616 a. C., segundo a tradição, Roma passou a ser governada por reis etruscos. Os patrícios derrubaram o governo etrusco (apoiado pelos plebeus, inimigos dos patrícios) em 509 a. C., e instituíram a República (do latim: res publica = coisa pública).
                        
Fonte: PEDRO, A. LIMA, L.S. “As origens de Roma”. In: História sempre presente, vol. 1. São Paulo: FTD, 2010, pp. 170-172.

A partir do texto acima, sugeri questões que os levassem a:
1. Reconhecer que as informações da tradição e das escavações arqueológicas sobre a fundação de Roma são semelhantes, visto que o ano 753 a.C. (data da tradição) está localizado no século VIII a.C.
2. Comparar a monarquia romana com as monarquias ocidentais, identificando como principal diferença o fato de o monarca romano ser eleito por uma assembleia de cidadãos, enquanto nas monarquias orientais até aqui estudadas a sucessão era hereditária.
3. Montar uma pirâmide social, reconhecendo o privilégio dos patrícios (topo da pirâmide) sobre os plebeus (base da pirâmide).