28 de abr. de 2012

Dramatização O Naufrago

Nesta dramatização o objetivo era bastante simples: compreendermos que a política só existe em sociedade. Um eremita não faz política, pois vive sozinho, não relaciona-se com ninguém, assim como nosso personagem na ilha deserta.
A partir do momento em que temos duas ou mais pessoas, em que inauguramos a sociedade, aí sim podemos falar em política.

Muito obrigada a todos os alunos que gentilmente participaram das dramatizações. Sem vocês essa aula não seria possível.

+

Muitos educandos lembraram-se do filme O Naufrago (Cast Away/2000/Dream Works), com nossa dramatização, por isso deixo aqui com vocês o trailer. Quem se interessar, procure. Vale a pena!

27 de abr. de 2012

Participação política juvenil ontém e hoje: Entrevista com Helena Abramo (7o e 8o Ano/SME)


 Para o pessoal dos 7ºs e 8ºs anos do Pera Marmelo.

Segue o texto com a entrevista de Helena Abramo, para aqueles que o perderam. Helena fala das comparações feitas entre a participação política de jovens no passado e no presente.


“A sociológa e estudiosa sobre as questões da juventude Helena Abramo acredita que a análise do perfil da juventude deve ser feita com cautela e que jovens de diferentes épocas se mobilizaram de acordo com o momento histórico que vivenciaram. Para ela, não é possível dizer exatamente se a juventude está mais ou menos atuante que as gerações passadas. O que é possível comparar é a forma como as mobilizações ocorreram em diferentes épocas.
‘Falar que esta geração tem menos interesse em política que as gerações passadas é complicado, porque foi uma minoria que fez história nos partidos políticos. Naquela época, era a única opção’”.

Revista Viração. Ano 9, n. 76, set 2011, p. 19.

Depois de fazermos a discussão em sala de aula vocês devem enviar um relato para o e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregar pessoalmente. Não se esqueçam de escrever no campo "Assunto" o nome da atividade, seu nome e sua série! 

25 de abr. de 2012

O que é política (7os e 8os anos SME)



Em sala de aula discutimos a seguinte frase de Hannah Arendt:



O que é política? Hannah Arendt

"A política trata da convivência entre diferentes. Os homens se organizam politicamente para certas coisas em comum, essenciais num caos absoluto, a partir do caos absoluto das diferenças"


Ação 1: Discussão do texto em sala de aula.


Ação 2: Breve comentário sobre o entendimento do texto e da discussão. Enviar este relato por e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregar pessoalmente.




Para saber +
Quem foi Hannah Arendt?

Hannah Arendt nasceu em 1906, em Hannover, na Alemanha, de uma família judia. Cedo ela direcionou seus estudos para a filosofia, passando a se dedicar à ciência política. Na Universidade de Marburg, foi aluna do filósofo Martin Heidegger (1889-1976), com quem manteve uma ligação amorosa que se estendeu por 50 anos – período durante o qual ela foi casada duas vezes e ele uma. O nazismo levou Arendt a emigrar, em 1933, para Paris, de onde teve novamente de fugir em 1940, indo para Nova York. Naturalizou-se norte-americana em 1951, ano em que publicou seu primeiro livro, As Origens do Totalitarismo. Ao adotar uma perspectiva liberal, que não se alinhava com os extremos ideológicos, Arendt construiu um pensamento independente e crítico, até mesmo, às vezes, em relação a grupos com os quais compartilhava idéias, como os sionistas e a esquerda não marxista. Morreu em 1975 em Nova York, onde era professora universitária. 


Ela foi uma das principais pensadoras da política no século 20, mas sua obra inspira estudos em outras áreas, entre elas a educação. Poucos intelectuais atuaram tão diretamente em seu tempo como Arendt, que foi vítima, ainda jovem, da perseguição nazista em sua Alemanha natal.

15 de abr. de 2012

11 de abr. de 2012

O nascimento da burguesia (7oAnoSEE)


Artesãos, comerciantes e suas corporações

"Nas cidades medievais, a pessoa só podia trabalhar se pertencesse a uma corporação, isto é, a uma associação de profissionais do mesmo ramo de atividade. Os artesãos formavam as corporações de ofício: a corporação dos sapateiros, a dos tecelões, a dos ferreiros, etc. Cada corporação controlava o preço, a qualidade e a quantidade do que ia ser produzido e estabelecia as regras para o ingresso na profissão. Além disso, amparava os profissionais idosos, inválidos ou doentes.
Os comerciantes também tinham suas corporações, que reuniam profissionais de diversas cidades da Europa e eram chamadas de ligas. A mais rica delas, a Liga Hanseática, possuía numerosos navios e chegou a dominar o comércio do norte da Europa. O objetivo da liga era liderar o comércio em determinada área e evitar a concorrência entre seus membros"

"Os comerciantes, banqueiros e artesãos viviam geralmente numa área afastada do centro da cidade, o burgo, e compunham um grupo chamado de burguesia. Mais tarde, esse termo passou a ser usado, sobretudo, para designar os homens ricos".

BOULOS JR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania 7º ano. São Paulo: FTD, 2009, p. 99.

Burguesia (7oAnoSEE)

Olá, pessoal!

Seguem o áudio e a letra da música "Burguesinha" de Seu Jorge, que utilizamos em sala de aula. Boa audição!!!


 



Burguesinha
Seu Jorge

Álbum: América Brasil
Ano: 2007

Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista

Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia

Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha...
Só no filé

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha...
Tem o que quer

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha...
Do croissant

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha...
Suquinho de maçã