28 de mai. de 2013

Game: Jacksmith

Fonte: divulgação
Jacksmith é um jogo de estratégia desenvolvido pela Flipline Studios e é ambientado no período medieval.

Você é um ferreiro, o burro (o animal mesmo!) Jack Smith, e precisa forjar armamentos para os guerreiros que irão enfrentar monstros "terríveis" para salvar uma princesa. História batida essa, né? Mas não se preocupe com o roteiro de fundo, o jogo em si é ótimo!

História Jaraguá agora é ".com.br"



Durante estes anos de blog, muitos alunos têm reclamado de que o domínio blogspot.com é um tanto complicado e, muitas vezes, os alunos não conseguem acessar a página em razão disso.
Depois de um longo e tenebroso inverno, decidi alterar o domínio do blog, que agora é:

www.historiajaragua.com.br


Bem mais fácil e intuitivo, né?
Aos pouquinhos vamos melhorando a experiência educativa neste blog. Aqueles que desejarem contribuir com dicas para melhorarmos esta ferramenta fiquem à vontade: enviem-nos e-mail para:

historiajaragua@gmail.com

26 de mai. de 2013

Seu livro nerd ideal!



Ontem, 25 de Maio, foi o dia do nerd!

Tem muita gente que não curte essa denominação, porque a considera pejorativa. Eu, ao contrário, não tenho nenhum problema com ela. Para mim, nerd é uma pessoa que gosta de conhecimento e que o procura em diversos meios!


Para aqueles que não veem problema nenhum em se consideraram nerd, aqui vai um presentinho que a Estante Virtual, site de venda de livros que agrega uma infinidade de sebos de todo o Brasil, preparou:

Clique aqui para acessar o aplicativo "Encontre seu livro nerd ideal".

Boa leitura!

24 de mai. de 2013

Fim da Greve dos Professores da Rede Municipal

Informo a todos os alunos da EMEF CEU Pêra Marmelo que hoje, 24/05/13, encerrou-se a greve dos professores da rede municipal.
As aulas retornarão normalmente a partir da próxima segunda-feira, 27/05/13. Aguardo vocês lá ;)

20 de mai. de 2013

Revista de Games Fase #1



Olá pessoal da EMEF CEU Pêra Marmelo.

Para aqueles que já terminaram as atividades de edição de imagens (4ºs, 5ºs e 6ºs) e produção de infográficos (7ºs e 8ºs) vamos iniciar um novo projeto: a produção de uma revista sobre games.


Nós passaremos por diversas fases até a produção final, que será disponibilizada em formato digital.

A primeira fase é escolher um game adequado para a realização do projeto. Esse game precisa ter as seguintes características:

a) Ser adequado para sua faixa etária.
b) Ser possível jogá-lo no laboratório de informática (sabendo de nossas limitações técnicas: capacidade das máquinas e velocidade da internet).
c) Ser consenso para a dupla.
d) Ser interessante o suficiente para que vocês trabalhem em cima do mesmo game durante dois meses e meio.

A seguir, sugestão de sites para a procura de jogos:

Iguinho

-----------------------------
Acompanhe o passo a passo:

Revista de Games Fase #1 (esta página)
Revista de Games Fase #2
Revista de Games Fase #3
Revista de Games Fase #4 
Revista de Games Fase #5
Revista de Games Fase #6

15 de mai. de 2013

Atividade sobre cultura árabe


Para os alunos da 6ª série da E. E. Jd. Aurora.

Como estamos estudando as Cruzadas, nada melhor do que conhecermos melhor a cultura árabe. A proposta é a que segue:

Trabalharemos em grupos (sugestão de 5 a 7 pessoas por grupo, com um máximo de 9 grupos por sala). Cada grupo ficará responsável por um aspecto da cultura árabe, com base no livro "ABC do Mundo Árabe" de Paulo Daniel Farah, disponível na biblioteca da escola.

Hoje fizemos os sorteios dos grupos e cada um recebeu o seu tema. Vocês devem:

a) Montar um cartaz sobre o seu tema (o cartaz deve ser confeccionado em collor set verde, vermelho ou preto, ou cartolina branca, de acordo com a cor que coube a cada grupo).

b) Realizar uma apresentação para a classe no dia 22/05/13, próxima quarta-feira.

Vamos caprichar!

As Cruzadas

Pessoal da 6ª série da E.E. Jardim Aurora,


APENAS PARA OS ALUNOS DAS 6ª A e C: No estudo das cruzadas, trabalhamos com esta apresentação de slides, que depois foi transformada em fichamento, no caderno.



As Cruzadas (séculos XI ao XIII).pdf


Virada Cultural 2013 em toda a cidade!


Na última postagem mostrei eventos da Virada Cultural em nossa região, no CEU Pêra Marmelo, mas ela vai acontecer em toda a cidade.

Visitem o site oficial e procurem por sua atividade preferida!


10 de mai. de 2013

Avisos sobre a greve


Fiquei de deixar aqui o resultado da Assembleia dos Professores do Estado de São Paulo, realizada hoje, 10 de Maio de 2013, às 14h, no vão livre do MASP - Av. Paulista.

Vocês provavelmente verão notícias na TV, mostrando confronto entre a polícia e professores, mas não verão a verdade sobre os fatos.
O que ocorreu é que, o governo decidiu iniciar uma negociação - até então ele havia apenas ignorado o movimento de professores - e o nosso sindicato sugeriu o fim da greve. A maioria dos professores votou pela continuidade da greve, já que nada foi garantido, mas a direção do sindicato declarou o fim da greve mesmo assim. Houve, claro, muita indignação, pois fomos traídos por nossa direção, e a polícia foi chamada para desmanchar a reunião dos professores, que permanecia na Av. Paulista e exigia nova votação.

Ainda não sabemos que atitude tomar diante disso, mas, por ora, a greve nas escolas estaduais termina. A greve nas escolas municipais continua, ao menos, até a próxima terça-feira, quando teremos assembleia na Praça do Patriarca, às 14h.

9 de mai. de 2013

Porque estou em greve...



Recado a todos os meus alunos.

Gostaria de dizer-lhes algumas palavras a respeito dos movimentos que estão ocorrendo tanto no sistema estadual quanto no sistema municipal de educação (Estado e Município de São Paulo).

Nós, professores em greve, estamos lutanto sim por melhores salários. E esta causa é totalmente legal e justa. Qualquer profissional com nível superior recebe salários melhores do que os nossos. E esse dinheiro será por nós investido na manutenção de nossas vidas, de nossas famílias, mas também em nossa formação profissional: o que traz retorno à educação de todos vocês.

Mas nossa luta também é por mais que isso: é por melhores condições de trabalho e de ensino. Nossas salas estão superlotadas, o que impede que consigamos dar a atenção individualizada que nossos alunos requerem e merecem. Nossa carga horária de trabalho não prevê tempo suficiente pra a preparação de aulas e materiais e para a avaliação das atividades. A grande maioria de nós simplesmente trabalha DE GRAÇA, muitas vezes aos finais de semana, para dar conta de todas essas responsabilidades.


No sistema estadual, temos professores (chamados de categoria O), que possuem direitos reduzidos: são demitidos ao final do ano para não gerar vínculo empregatício, não têm direito a 1/3 de férias, 13º salários, seguro desemprego, etc. Não podem ficar doentes... isso mesmo NÃO PODEM FICAR DOENTES, porque se isso acontecer, dependendo do tempo de duração, ou da frequência, podem ter seus contratos cancelados. Também não possuem o direito de utilzar o Plano de Saúde dos Servidores Públicos, como os demais professores. Enfim, exercem o mesmo trabalho que todos nós, mas são tratados de maneira diferente.


No sistema municipal temos um programa de inclusão que não inclui ninguém de verdade, pois não temos a formação necessária, nem um número de alunos por sala adequado, nem estrutura adequada.

Os governos estadual (PSDB) e municipal (PT) têm tentado colocar a sociedade, os pais, e os alunos contra nós, dizendo que não pensamos em vocês alunos. Mas o que ocorre é exatamente o contrário: esses governantes - que criam todos os entraves possíveis para garantir mais dinheiro para a educação, mas que não ficam nem ao menos corados de vergonha ao aumentar seus próprios salários - ao não valorizarem a escola pública e seus profissionais, mostram todo o seu descaso com relação aos alunos, a vocês.

Eles, que cobram bons desempenhos em suas avaliações externas, culpando professores pelos insucessos, em nenhum momento investem na reestruturação de seus sistemas de educação. Adianta dizer que o professor é mal preparado e não garantir o tempo necessário, remunerado, para sua preparação? Adianta questionar os métodos pedagógicos e não garantir os momentos adequados de preparação e avaliação das atividades? Adianta cobrar atenção individualizada e não reduzir o número de alunos por sala?

Não, isso não adianta, e isso só tem um nome: HIPOCRISIA!

Desculpem-me se me extendi, mas tenho certeza de que vocês têm o direito de conhecer nossa realidade, e assim poderem tomar suas próprias conclusões.