18 de mai. de 2011

Quadro Comparativo Egito-Mesopotâmia (1o ano)

Abaixo o quadro comparativo que tanta dor de cabeça deu a vocês. Divirtam-se!


Quadro Comparativo Egito Mesopotâmia
Característica/Regiões
Egito
Mesopotâmia
Localização
África
Ásia
Dependência do(s) rio(s)
Sempre dependeu do Nilo.
Começou na dependência do Tigre e Eufrates, mas depois desenvolveu-se por toda a região.
Organização política
Estado unificado e centralizado na figura do faraó. Organização autoritária. Grandes períodos de estabilidade.
Organização em cidades-Estado independentes. Governo régio, mas com espaço para conselhos e outras instituições participativas. Região foco de grande instabilidade, com a sucessão de diversas civilizações.
Líder político-religioso
Faraó: considerado um deus.
Reis: considerados representantes dos deuses.
Escrita
Hieróglifos: imagens simplificadas de objetos para representar conceitos ou sons. Sistema complexo e monopolizado pela burocracia estatal. Material: papiro. Não gerou uma tradição literária épica.
Cuneiforme: formas simples e abstratas feitas com a ajuda de objetos em forma de cunha (prisma). Sistema complexo e monopolizado pela burocracia estatal. Material: placas de argila. Gerou uma tradição literária épica.
Ciência
Focada na matemática e astronomia, mas pouco avançada. Grande desenvolvimento da medicina.
Focada na matemática e astronomia, bastante avançada.
Religião
Politeísta. Preocupação com a morte e preparação para a vida em outro mundo. Prática de magia. Deuses híbridos homem-animal.
Politeísta. Deuses representando elementos da natureza. Prática de adivinhação e magia.
Arte
Ênfase nos monumentos e representações pictóricas ligadas à religião.
Ênfase na literatura.
Economia
Forte comercialização, embora com pouco desenvolvimento tecnológico e sem formação de uma classe de comerciantes. Trabalho coletivo organizado para a construção de monumentos.  Houve escravidão de estrangeiros.
Forte comercialização, com grande desenvolvimento tecnológico e formação de uma classe comerciante e de direito comercial. Houve escravidão de estrangeiros.
Vida social
Valorização das mulheres.  Estratificação social (latifundiários, nobres e sacerdotes no topo, camponeses e escravos na base).
Desvalorização das mulheres. Estratificação social (latifundiários, nobres e sacerdotes no topo, camponeses e escravos na base).


Fonte (adaptado de): GUISEPI, Robert (edited by). Egypt and Mesopotamia Compared: The Origins Of Civilizations. Disponível em: <http://history-world.org/egypt_and_mesopotamia_compared.htm> Acesso em 10 maio 2011 às 9h30.