25 de mai. de 2011

Trabalho 2o bimestre Piratas do Caribe (2o ano)


2ºs A e C: Trabalho para o 2º Bimestre 2011

Tema: Piratas do Caribe.
Produto: Resenha/ Dissertação.
Individual ou em Duplas.
Data de Entrega: 22/06/2011

Assistir a qualquer um dos 4 filmes da série "Piratas do Caribe" escrever uma resenha (deve conter a ficha técnica do filme, resumo da história [sem contar o final] e a sua análise da obra) analisando as relações entre o filme e a Idade Moderna.

Por tratar-se apenas de uma resenha, não peço a formatação tradicional do trabalho, mas se utilizarem alguma fonte como suporte para a resenha, por favor, citem-na. Instruções pra citação de fonte aqui.

Trabalho 2o bimestre Legado Grego (1o ano)


1ºs A, B, C e D: Trabalho para o 2º Bimestre 2011

Tema: Legado Grego.
Produto: Trabalho escrito e ilustrado.
Grupos: 3 a 5 membros.
Data de Entrega: 22/06/2011

Escolher uma das heranças gregas que sobreviveram até os dias de hoje e relatar sua origem e suas relações com os dias atuais. Utilizar imagens para ilustrar o texto.

Lembrem-se que os trabalhos devem obedecer a certas regras de formatação e citação de fontes.

Trabalho 2o bimestre O Renascimento Cultural (6a série)


6ª B: Trabalho para o 2º Bimestre 2011

Tema: O Renascimento Cultural
Produto: Jogo da Memoria
Grupos: de 3 a 5 membros.
Data de Entrega: 20/06/2011

Pesquisar algumas das obras de arte mais famosas do Renascimento e montar um jogo da memória, formando pares entre imagem e nome da obra de arte.

Trabalho 2o bimestre A vida na Pré-História (5a série)


5ªs B e C: Trabalho para o 2º Bimestre 2011

Tema: A vida na Pré-História
Produto: Painel (A4 - tamanho de uma folha de sulfite).
Grupos: de 3 a 5 membros.
Data de Entrega: 20/06/2011.

Escolher um dos 3 períodos da Pré- História (Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais) e montar um painel (com colagens ou desenhos) representando o modo de vida dos homens no período escolhido.
O painel não deve conter texto, apenas legendas para as figuras ou desenhos, se necessário.

Age of Empires III (2o ano)



Para os educandos dos 2ºs anos que curtem games, uma boa pedida é o Age of Empres III para PC, que é ambientado no período que estamos estudando: Idade Moderna.

O Sistema Colonial (2o ano)


Fichamento sobre o sistema colonial saindo do forno. Bons estudos!!!

O Sistema Colonial

Baseando-se nos pressupostos mercantilistas e ancoradas no exclusivo comercial [pacto colonial], aquelas três nações [Espanha, Portugal e Inglaterra/ fizeram da América uma extensão do território europeu além-mar, e um complemento da economia metropolitana.


Colonização Espanhola

- forte administração colonial, com órgãos sediados na metrópole (Casa de Contratação, 1503 e Conselho das Índias, 1524) e poderes locais (Cabildos, responsáveis pela justiça e recolhimento de impostos).
- divisão política em 4 Vice-Reinos (Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata) e 4 Capitanias (Guatemala, Venezuela, Cuba e Chile).
- economia de base mineradora.
- rígido pacto colonial.
- trabalho compulsório indígena (mita na mineração, encomienda na agricultura), e escravo de africanos (em Cuba, principalmente) em regime de plantation.
- direito de nascimento, renda e cor garantiam o status do indivíduo: espanhóis (chapetones) e filhos de espanhóis (criollos) no topo e mestiços, indígenas e africanos na base.
- forte influência católica.


Colonização Portuguesa

- economia baseada na exploração agrícola em regime de plantation (séculos XVI-XVII), seguida de uma fase mineradora (sécul XVIII).
- organização em capitanias independentes (Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Bahia de Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Tomé, São Vicentes, Santo Amaro, Santana), em 1530.
- tentantiva de centralização com um Governo Geral em 1549.
- forte influência católica.
- sociedade patriarcal: poder centralizado na figura do pai de família e senhor de engenho.
- divisão fundamental entre brancos e não-brancos.


Colonização Inglesa

- início tardio (século XVII).
- povoamento no Norte: a partir da fuga de puritanos calvinistas (perseguidos por anglicanos).
- exploração colonial no Sul e Antilhas: regime de plantation.
- início com o domínio das companhias de comércio com posterior transferência de poder para a coroa inglisa.
- aspiração de autonomia política (self government).

Fonte: PETTA, N. L e OJEDA, E. A. B. "O Sistema Colonial". In: História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 1999, pp. 85-90.

Glossário:

colônia: região dominada, americana, africana e asiática.

latifúndio: grande propriedade de terra.

metrópole: país dominante, europeu.

monocultor: que produz apenas um tipo de gênero agrícola.

pacto colonial: comércio exclusivo da colônia com a metrópole; aquela produzindo gêneros agrícolas, esta produzindo manufaturas.

plantation: produção agrícola em larga escala, com base no latifúndio monocultor e trabalho escravo, direcionada para a exportação.


Obs.: A imagem de abertura desta postagem é do game Age of Empires III. Se quiser saber mais sobre o jogo clique aqui.

23 de mai. de 2011

As Cruzadas (6a série)

Transformei a apresentação de slides que utilizamos hoje na aula sobre Cruzadas em um gif animado para que vcs possam revisar com facilidade. Aí vai:


As Cruzadas (séculos XI ao XIII).pdf

20 de mai. de 2011

Atualização parte II


Finalmente consegui atualizar completamente o blog. Vou me esforçar ao máximo pra mantê-lo sempre atualizado.
Vocês podem conferir as últimas postagens por série clicando no menu esquerdo da página. Os 2os anos podem acessar o link direto para "A História das Coisas" clicando no banner na barra lateral direita.

Até!

Profª Maria Aparecida.

Robinson Crusoé (2o ano)


Para introduzirmos o assunto Sistema Colonial, trabalhamos com alguns capítulos do clássico de Daniel Defoe "Robinson Crusoé" (1719). Utilizei uma adaptação de Marcia Kupstas (FTD, 2003) para facilitar, mas recomendo a obra original.

Abaixo um artigo da Wikipedia sobre o livro, links, vídeo e um trechinho essencial para nossas discussões.

"Defoe inspirou-se na história verídica de um marinheiro escocês, Alexander Selkirk, abandonado, a seu pedido, numa ilha do arquipélago Juan Fernández, onde viveu só de 1704 a 1709. Robinson Crusoe herda desta história o mito da solidão, na medida em que, depois de um naufrágio de que é o único sobrevivente, vive sozinho durante vinte e cinco anos, antes de encontrar a personagem Sexta-Feira. O romance simboliza a luta do homem só contra a natureza, a reconstituição dos primeiros rudimentos da civilização humana, testemunhada apenas por uma consciência e dependente de uma energia própria.
Robinson Crusoe constitui uma obra-prima dos alvores do realismo, distinguindo-se assim, desde logo na composição das personagens, de outros romances da época. De fato, era freqüente a narração da história amorosa e sentimental dos homens mas não a sua vida prática. Daí que a criação de Crusoe seja francamente inovadora: com um espírito prático e positivo, alheio a todo o sentimentalismo e à debilidade poética, Crusoe é um homem para quem as coisas existem concretamente, sem possibilidade alguma de transformação fantástica. Não é uma personagem afetada e melindrosa, como as que, na época, eram importadas da literatura francesa, apenas compreensíveis nos círculos da corte. Crusoe é um ingênuo que não se deixa enganar facilmente, é ativo e tem plena confiança na força do homem e no seu destino vitorioso. Apesar de não possuir uma inteligência extraordinária, pertence ao grupo dos vencedores: é infatigável, tenaz e engenhoso na sua necessidade de sobrevivência e no seu desejo de se sobrepor à natureza.
Ao mesmo tempo, Crusoe é uma personagem perturbada por problemáticas espirituais, bem próprias do mundo inglês do seu tempo, que o colocam no limiar de uma certa modernidade, aquela que permite afirmar o individualismo radical nos mais diversos domínios: filosófico, político, econômico, etc."

No site da UFRGS você encontra excertos do livro para leitura online.

Você pode encontrar exemplares do livro nas bibliotecas da região: Érico Veríssimo (Taipas) e Brito Broca (Pirituba). Para maior conforto pode verificar a disponibilidade dos exemplares consultando o acervo virtual das bibliotecas municipais.

Se quiser comprar, recomendo a Estante Virtual.

O livro foi adpatado para cinema em 1997, com direção de Rod Hardy e George Miller, e o 007 Pierce Brosman no papel de Robinson. Aqui vai o trailler:



Trecho essencial que selecionei (grifos meus):

"Decorrido mais de um mês o navio retornou. Atkins e seus dois companheiros traziam alguns selvagens com eles.
_ Não há continente por perto, só ilhas _ explicou Atkins._ Fomos recebidos numa delas como deuses e os indígenas nos deram seus prisioneiros, acho que para que os comêssemos. Então preferimos voltar para cá. Se nos aceitarem de volta, aqui ficaremos e nossos escravos trabalharão para nós.
Lope ficou irritado com esse retorno, mas foi conferir os prisioneiros. Eram três homens jovens e cinco mulheres. Os infelizes pensavam que iam ser comidos e estavam apavorados. Afinal, uma das moças conseguiu se comunicar com o pai de Sexta-Feria. Deposi, explicou ao grupo que estavam a salvo, desde que trabalhassem para os ingleses. Entre a morte e o trabalho, os nativos optaram pela servidão.
_ Assim começou a colônia_ disse Lope a nosso atento grupo de ouvintes (...)" (DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. Tradução e adaptação de Marcia Kupstas. São Paulo: FTD, 2003, p.110.)

18 de mai. de 2011

Quadro Comparativo Egito-Mesopotâmia (1o ano)

Abaixo o quadro comparativo que tanta dor de cabeça deu a vocês. Divirtam-se!


Quadro Comparativo Egito Mesopotâmia
Característica/Regiões
Egito
Mesopotâmia
Localização
África
Ásia
Dependência do(s) rio(s)
Sempre dependeu do Nilo.
Começou na dependência do Tigre e Eufrates, mas depois desenvolveu-se por toda a região.
Organização política
Estado unificado e centralizado na figura do faraó. Organização autoritária. Grandes períodos de estabilidade.
Organização em cidades-Estado independentes. Governo régio, mas com espaço para conselhos e outras instituições participativas. Região foco de grande instabilidade, com a sucessão de diversas civilizações.
Líder político-religioso
Faraó: considerado um deus.
Reis: considerados representantes dos deuses.
Escrita
Hieróglifos: imagens simplificadas de objetos para representar conceitos ou sons. Sistema complexo e monopolizado pela burocracia estatal. Material: papiro. Não gerou uma tradição literária épica.
Cuneiforme: formas simples e abstratas feitas com a ajuda de objetos em forma de cunha (prisma). Sistema complexo e monopolizado pela burocracia estatal. Material: placas de argila. Gerou uma tradição literária épica.
Ciência
Focada na matemática e astronomia, mas pouco avançada. Grande desenvolvimento da medicina.
Focada na matemática e astronomia, bastante avançada.
Religião
Politeísta. Preocupação com a morte e preparação para a vida em outro mundo. Prática de magia. Deuses híbridos homem-animal.
Politeísta. Deuses representando elementos da natureza. Prática de adivinhação e magia.
Arte
Ênfase nos monumentos e representações pictóricas ligadas à religião.
Ênfase na literatura.
Economia
Forte comercialização, embora com pouco desenvolvimento tecnológico e sem formação de uma classe de comerciantes. Trabalho coletivo organizado para a construção de monumentos.  Houve escravidão de estrangeiros.
Forte comercialização, com grande desenvolvimento tecnológico e formação de uma classe comerciante e de direito comercial. Houve escravidão de estrangeiros.
Vida social
Valorização das mulheres.  Estratificação social (latifundiários, nobres e sacerdotes no topo, camponeses e escravos na base).
Desvalorização das mulheres. Estratificação social (latifundiários, nobres e sacerdotes no topo, camponeses e escravos na base).


Fonte (adaptado de): GUISEPI, Robert (edited by). Egypt and Mesopotamia Compared: The Origins Of Civilizations. Disponível em: <http://history-world.org/egypt_and_mesopotamia_compared.htm> Acesso em 10 maio 2011 às 9h30.

9 de mai. de 2011

Quebra Cabeças da Pré-História (5a série)

Para meus alunos da 5ª série preparei um quebra cabeça com o tema Pré-História, assunto que começaremos a tratar amanhã. Divirtam-se:


Crie quebra cabeças com suas fotos: Clique Aqui

Absolutismo Monárquico (2o ano)


Aqui vai o fichamento sobre as Monarquias Absolutistas.

Absolutismo Monárquico

- processo de centralização do poder.
- forma de governo autoritário: uma única pessoa (ou grupo de pessoas) exerce todas as atividades do Estado.
- justificativas: 1. religiosa; o poder régio emana de Deus. 2. política: apenas um poder forte pode organizar a sociedade que, caso contrário viveriam em constante estado de guerra.
- aliança entre o rei e a burguesia: o rei recebia o apoio financeiro da burguesia e esta recebia apoio político do rei.
- mercantilismo (1ª etapa do capitalismo):
  • intervenção do Estado na economia.
  • metalismo: a riqueza de uma nação está no estoque de metais preciosos.
  • balança comercial favorável: exportar mais que importar.
  • protecionismo; favorecimento da produção interna; restrição das importações.
  • regime de exclusividade nas relações comerciais com as colônias.

Portugal e Espanha: constituição dos Estados em 1383 e 1469 respectivamente. Centralização do poder decorrente da luta contra os mouros (árabes). Política econômica baseada na extração direta de metais preciosos nas colônias (América e África).

Inglaterra: início do absolutismo no século XVI, apoiado pelo parlamento (instituição fundada em 1200). Intervencionismo menos acentuado. Incentivo às manufaturas e à navegação.

França: início do absolutismo no século XVI. Extrema centralização do poder e intervencionismo estatal. Grande incentivo às manufaturas. Aliança entre uma coroa católica e uma burguesia protestante.

Fontes:

PETTA, N. L. e OJEDA, E. A. B. "O Estado Absolutista". In: História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 1999, pp. 80-84.

NUNES, P. Conceito de Mercantilismo. Disponível em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/mercantilismo.htm>

Acima: retrato de Luís XIV (Rigaud, 1701, Musée du Luvre) e Leonardo Di Caprio representando o monarca no filme "O Homem da Máscara de Ferro" (Randal Wallace, 1998) - o "Rei-Sol", como era chamado Luís XIV, deu uma melhorada, não acham?


Atualização do blog


Olá a todos... Estou escrevendo só pra avisar que estou atualizando o blog (que ficou um tempinho parado devido à minha falta de tempo). Hoje atualizei completamente os conteúdos das 5ªs e 6ªs séries. Na próxima semana farei o meu melhor para atualizar os conteúdos de 1ºs e 2ºs anos.
Atualizei os conteúdos com datas retroativas para garantir a cronologia das postagens.

Sobre as últimas coisas que pedi para meus alunos:

5ªs B e C podem jogar o quebra-cabeça sobre a Pré-História aqui.
2ºs A e C podem assistir ao documentário "A História das Coisas" aqui.

Abraços.

Profª Maria Aparecida

5 de mai. de 2011

A História das coisas (2o ano)

Pessoal dos 2ºs A e C, aqui vão os links do documentário "A História das Coisas".

Atenção para a mudança das datas: Vocês devem assisti-lo até o dia 30/05/2011 (2º A) e 02/06/2011 (2º C), pois nós vamos discuti-lo em sala de aula.

Vocês podem escolher a forma que mais lhes agrade para assistirem ao vídeo. Aí vão as opções.

Assistir direto na internet: Uol video, Youtube, Google vídeo (versão completa).


Baixar o arquivo do site Sununga.

Ou dividido em 2 partes aqui mesmo:








Quem tiver dificuldades para assistir ao documentário na internet ou baixá-lo, me envie um e-mail (historiajaragua@gmail.com) para que eu empreste o DVD.

Divirtam-se.