21 de fev. de 2012

Nova Ferramenta

Como muitos de vocês estão tendo alguma dificuldade em encontrar as postagens que deixei como lição de casa, criei uma nova ferramenta, localizada na barra lateral direita, denominada "Para Casa". Lá vocês encontram os links para as postagens que solicito durante as aulas.

Séculos, Milênios e Algarismos Romanos (6oAnoSEE)


Pessoal da 5ª série/6º ano SEE, favor imprimir ou copiar os textos das duas postagens a seguir. Nós vamos trabalhar com eles na semana de 27/02 a 02/03/2012.

Para ter acesso às postagens é só clicar nos links abaixo:


19 de fev. de 2012

Instrumentos de Notação do Tempo (6oAnoSEE)

Assistam aos vídeos utilizados para estudarmos os diversos "relógios" ao longo da história:

Relógio de Sol
  

 Relógio de Água (Clepsidra)
  

Relógio de Areia (Ampulheta)
  


Surpreendente relógio de pêndulo em papel: A incorporação deste vídeo foi desativada, mas vocês podem vê-lo na página do YouTube
 

 Digial ou Analógico?

Tribal Wars (7oAnoSEE)

Que tal aprender mais sobre a Idade Média e o Feudalismo jogando video-game???

A dica a seguir é do Kalone que, gentilmente, nos deixou o link.

O jogo é o Tribal Wars, online e gratuito. A descrição da página inicial diz o seguinte:


"Tribal Wars é um jogo online de navegador (browser) ambientado na idade média. Cada jogador é senhor de uma pequena aldeia, a qual deve ajudar a ganhar poder e glória."

Site oficial brasileiro: http://www.tribalwars.com.br/


9 de fev. de 2012

Os estamentos sociais no feudalismo (7oAnoSEE)



Pessoal da 6ª série/7º ano do SEE, favor imprimir o texto abaixo, para trabalharmos a partir do dia 27/02/2012. Se quiserem uma versão para impressão de 4 textos por página, para que vocês possam auxiliar os colegas que não possuem acesso à internet em casa, cliquem aqui.

"O clero e a nobreza constituíam as classes governantes. Controlavam a terra e o poder que delas provinha. A Igreja prestava ajuda espiritual, enquanto a nobreza, proteção militar. Em troca exigiam pagamento das classes trabalhadores [servos], sob a forma de cultivo de terras".

"Havia vários graus de servidão [...]. Havia os 'servos dos domínios', que viviam permanentemente ligados à casa do senhor e trabalhavam em seus campos durante todo o atempo, não apenas por dois ou três dias na semana. Havia camponeses muito pobres, chamados 'fronteiriços', que mantinham pequenos arrendamentos de um hectare, mais ou menos, à orla das aldeias, e os 'aldeões', que nem mesmo possuíam um pequeno arrendamento, mas apenas uma cabana, e deveriam trabalhar para o senhor como braços contratados, em troca de comida.
Havia os 'vilãos' que, ao que parece, eram servos com maiores privilégios pessoais e econômicos".

(HUBERMAN, Leo. "Sacerdotes, Guerreiros e Trabalhadores". In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 24.16)

4 de fev. de 2012

Onde está Carmen Sandiego?

Comentei com alguns educandos sobre os jogos Where in the World is Carmen Sandiego e Where in Time is Carmen Sandiego.

Os dois jogos são de 1992 (vocês não tinham nem nascido ainda :P) e, além de serem "relíquias históricas" da época do saudoso Mega Drive, são também jogos divertidos de espionagem que exigem conhecimentos geográficos e históricos.

2 de fev. de 2012

Questões sobre a Civilização Romana (7ºAno)


Para as 6ªs séries/7ºs anos.
Respondam e entreguem-me até 13/02/12


1. Quais são os períodos políticos da Roma Antiga?
2. Quais são as classes sociais da Roma Antiga?
3. Qual classe social da Roma Antiga era mais poderosa?
4. Qual classe social da Roma Antiga conquistou, posteriormente, poderes políticos? Em que período político isso ocorreu?
5. Qual a relação entre escravidão e a crise do Império Romano?

                                               Para ler o texto novamente clique aqui.

1 de fev. de 2012

Civilização Romana (resumo) (7oAno)

 
Civilização Romana: Os períodos da história política
  •  Monarquia (753 a.C. até 509 a.C.) – durante esse período, Roma foi uma pequena cidade comparada a outras de sua época. Os hábitos, a economia e a política de seus moradores eram influenciados por etruscos e gregos, povos que já viviam na península Itálica antes da fundação da cidade.
  • República (509 a.C. até 27 a.C.) – os romanos consolidaram suas instituições sociais e econômicas e expandiram seu território. A civilização romana tornou-se uma das mais poderosas do Mundo Antigo.
  • Império (27 a.C. até 476 d.C.) – os romanos atingiram sua maior expansão territorial, mas também enfrentaram problemas internos e externos. Crises provocaram mudanças lentas e profundas na porção ocidental do Império.

Clique na imagem para ampliar


Fim do Império Romano: O império romano começou a entrar em crise a partir do século III d.C. Os principais motivos foram:

  • Os imensos gastos com a manutenção do poder imperial.
  • A falta de mão-de-obra escrava em razão do fim das guerras de conquista (Pax Romana).
  • Migração das cidades para o campo em busca de melhores condições de vida (ruralização).
  • Invasões dos povos germanos.

Fonte: COTRIM & RODRIGUES, Saber e Fazer História, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2009, pp.148-149; 159-160.

O que é História e por que estudá-la (6oano)


Os textos abaixo serão utilizados pelas 5ªs séries/6ºs anos nas nossas primeiras aulas, mas não precisam se preocupar em imprimi-los: eu já levarei versões impressas para vocês.

História Conhecimento
A palavra História vem do grego antigo historía e quer dizer “procurar”. Também no grego antigo, historein significa “procurar saber” ou “informar-se”. Nesse sentido, História é a busca do saber voltada para a compreensão da vida dos seres humanos ao longo do tempo e no espaço.
Assim, História é a produção de conhecimento, pelo qual procuramos compreender como os seres humanos viveram e se organizaram, desde o passado mais distante até os nossos dias.

Por que estudar História?
O estudo de História pode ter várias finalidades. Vejamos um exemplo.
O Brasil é um país marcado pela desigualdade social. O estudo da História do Brasil pode ampliar nossa consciência para participar da tarefa de construir uma sociedade mais justa, com menos desigualdade entre as pessoas, independentemente de idade, sexo, origem, cor da pele e religião.
A História interpreta as experiências humanas ao longo do tempo e nos diferentes espaços. Um dos objetivos é adquirir consciência do que fomos e, assim, transformar o que somos naquilo que queremos ser.

Fonte: COTRIM & RODRIGUES, Saber e Fazer História, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2009, pp. 10.12.